O Gmail é uma das melhores opções de alternativa para programas como outlook express, thunderbird ou outros programas que podem ser instalados no computador. A vantagem de utilizar o Gmail é que além de utilizar o próprio Webmail Gmail ainda se tem acesso a todos os recursos da plataforma da Google. Tais como: agenda, contatos sincronizados com o celular, pacote office para edição de documentos e planilhas, capacidade de armazenamento e limite considerável no tamanho dos anexos, dois dos grandes chamarizes do Gmail são sua interface amigável e simples e o fato de ele ser gratuito.

Porém, muitos usuários ainda resistem ao correio eletrônico da Google por já possuírem uma conta de email ativa em algum outro serviço, como o Hotmail (famoso por causa do MSN). Porém pode se notar que o Hotmail é uma plataforma defasada e muitos ainda utilizam, pois não gostariam de trocar seu endereço de email.

De fato, gerenciar várias contas de email diferentes não é tarefa fácil, principalmente quando são do mesmo serviço. O usuário precisa logar e deslogar diversas vezes a fim de conferir todas as caixas de entrada.

Dentro do Gmail existe uma configuração na qual vc pode configurar todas suas contas para enviar e receber diretamente do webmail do Gmail.

Para configurar é bem simples e o recurso funciona como um charme!

Como configurar conta de email no gmail

 Ao lado direito clique no ícone):

Esse recurso do Gmail é muito interessante, o qual permite reunir diversas contas de email, de diferentes serviços, em uma única caixa de entrada. Dessa forma é possível acessar e enviar mensagens de contas do Hotmail, Yahoo!, e do próprio Gmail, utilizando apenas um usuário e uma senha.

Ficou curioso em saber como centralizar suas contas de email no Gmail? Então confira o passo a passo exibido neste tutorial e acabe com os problemas de gerenciamento de mensagens eletrônicas.

Alterando as configurações, clique no botão de configurações dentro do Gmail (no topo do lado direito).

Clique na opção de “Configurações”.

Em seguida, clique na aba “Contas e Importação”. Na aba que aparecer, procure pela opção “Enviar e-mail como” e clique no botão “Enviar e-mail de outro endereço” ou “Adicionar outro endereço de email”.

Uma pequena janela do navegador será exibida, com opções para adicionar outro endereço de email ao remetente. No campo “Nome” insira um identificador para o endereço de email a ser adicionado, como por exemplo seu nome completo. Em “Endereço de e-mail”, como o próprio nome sugere, você deve digitar o endereço completo do email, como mostra a imagem abaixo. Para continuar clique em “Próxima etapa”.

Na próxima etapa irá configurar o servidor de saída dos emails, ultimamente o gmail não esta habilitando a opção de “Enviar por Gmail”, para isso irá precisar configurar um servidor SMTP para o envio das mensagens, verifique com seus provedor de emails. Se utilizar o serviço da Link Nacional as informações deve ser preenchidas da seguinte forma:

 

Informações do servidor de saída

Após preencher corretamente clique em “adicionar a conta”.

Servidor SMTP: servidor.linknacional.com.br
Nome de usuário:
O endereço do email
Senha: senha do email
Porta: 465
Habilitar opção: Conexão protegida por SSL

Uma mensagem de email será enviado para a caixa de entrada do email adicionado a fim de garantir que o endereço realmente é do usuário. Nesse email você encontra o “Código de confirmação”, o qual deve ser copiado e colado no campo “Digite e confira o código de confirmação”, exibido na tela de finalização.

Pronto, agora quando você for enviar um email, pode escolher o endereço que deseja utilizar como remetente. O interessante é que o Gmail permite configurar assinaturas diferentes para cada endereço de email.

Acesse “Configurações” na aba “Contas e Importações” a fim de configurar o recebimento de mensagens através do protocolo POP de cada servidor. Em “Verificar e-mail de outras contas” escolha o botão “Adicionar uma conta de e-mail” e aguarde alguns segundos até que a tela de configurações seja exibida.

Essa tela de configurações é a que exige mais atenção por parte do usuário. No campo “Nome de usuário”, insira o login (email) utilizado para acessar a caixa de entrada do serviço externo. No campo “Senha”, insira a senha utilizada para acesso à conta de email. Servidor POP digite “servidor.linknacional.com.br”, porta selecione “995”  e marque a opção de utilizar conexão segura SSL. A opção de marcar as mensagens recebidas é opcional mas muito útil para localizar as mensagens do seu email externo.

A fim de prosseguir com as configurações, clique em “Adicionar conta”.

 

Pronto

Agora o Gmail vai enviar e receber mensagens de emails externos, daqueles emails personalizados @seudominio.com.br e o usuário poderá desfrutar da comodidade de ler todos os emails em uma única caixa de entrada. Qualquer dúvida deixe um comentário.