O que é o verificador de vírus pelo Cpanel?

verificador de vírus do Cpanel é uma importante ferramenta para combater arquivos infectados na sua conta de hospedagem. O verificador de vírus consegue escanear desde os arquivos de e-mail, o diretório inicial do site, os arquivos FTP e o espaço público da web.

Esse poderoso recurso é uma grande arma contra ataques de spamers, malware, injection, trojan e phishing. A sua conta de hospedagem deve ser escaneada pelo verificador de vírus pelo menos uma vez ao mês. Caso contrário os seus arquivos correm o risco de serem corrompidos e o seu site sofrer problemas de funcionamento.

Para utilizar o verificador de vírus é necessário fazer o login no Cpanel ou painel de controle da sua conta de hospedagem da Link Nacional. Depois digite na barra de busca verificador de vírus ou localize pelo ícone correspondente. Veja como na imagem abaixo:

Como realizar a busca com o verificador de vírus no Cpanel?

Assim que você estiver na página inicial do recurso verificador de vírus encontrará 4 opções.

A primeira opção possibilita que você verifique os arquivos que estão nos e-mails. Lembre-se que a maioria dos vírus são enviados via e-mail e que os mais comuns são phishing e spammers.

A segunda opção permite que você verifique os vírus do diretório inicial da sua conta de hospedagem. essa verificação é de suma importância para o bom funcionamento do site.

A terceira opção permite que você verifique todo o espaço público da web, ou seja, os arquivos que os usuários acessaram quando estiverem navegando no seu site.

E a quarta opção é a verificação dos arquivos FTP públicos. Portanto se você utiliza o FTP para fazer transferência de arquivos é de suma importância verificar esse espaço também.

Veja uma ilustração das 4 opções de verificação na imagem abaixo:

Processo de verificação de vírus

Assim que você escolher uma das opções acima clique no botão verificar agora e será redirecionado para outra página. Nessa segunda página terá todas as informações do processo de escaneamento.

No campo verificando verá o endereço completo dos arquivos que estão sendo verificados. No próximo campo verá a quantidade de arquivos que já foram verificados e o total de arquivos para serem escaneados. No terceiro campo você verá a quantidade de dados que foram escaneados e o total de dados que serão verificados.

Também verá uma barra de progresso do verificador que demonstrará graficamente a porcentagem para a conclusão do processo. E por fim, o campo arquivos infectados, onde serão listados todos os arquivos que foram infectados por algum tipo de vírus.

Após a conclusão do processo de verificação, se houver algum vírus encontrado você será direcionado para uma página de ação. Onde você determinará a ação que será realizada para aqueles vírus encontrados.

Para excluir todos basta selecionar todos e depois em clicar em excluir. Também é possível deixar os arquivos em quarentena ou mesmo optar por ação nenhuma. Pronto o seu processo de verificação de vírus já está completo.

Share This