Como acompanhar DNS pelo Cpanel?

Como acompanhar DNS pelo Cpanel?

Acompanhar DNS ou rastrear DNS é uma ferramenta interessante para descobrir informações sobre o domínio ou rastrear a rota desde o servidor até o computador que você acessa o site ou o Cpanel. Esse recurso também permite verificar se o DNS está configurado corretamente. Outra opção desse recurso é a pesquisa de domínio, que permite identificar o endereço IP de qualquer site.

Muitos sites enfrentam problemas por erros na hora de definir o DNS. Já que todo novo registro de domínio pede para que você configure o DNS do servidor em que o site será hospedado. Quem deve fornecer o DNS é a empresa que vai hospedar o seu site. Quem for registrar um domínio no Brasil, pelo Registro.Br, deve preencher o campo DNS corretamente. Ou mesmo optar pelos DNS´s do próprio Registro.Br.

Para acessar o recurso acompanhar DNS é necessário fazer login no Cpanel da sua conta de hospedagem na Link Nacional. Depois procure, na categoria avançado, pelo ícone correspondente ao recurso acompanhar DNS. Você também pode procurar pela barra de busca. Veja como na imagem abaixo:

Como encontrar o endereço IP e o DNS de um domínio?

A ferramenta “pesquisa de domínio” é muito útil para verificar o endereço IP e o DNS de um site. Com essa busca é possível descobrir essas informações de qualquer site. Também pode ser utilizada para corrigir erros no preenchimento do DNS quando for registrar um domínio. E para verificar se o DNS fornecido pela empresa de hospedagem está correto.

Para utilizar essa ferramenta basta digitar o endereço do site que deseja pesquisar. No nosso exemplo colocamos “seudominio.com.br”. Depois clique em pesquisar. Na próxima tela você verá os resultados para a sua busca. No nosso exemplo é possível verificar que o endereço Ip é “198.178.124.32 e o DNS “ns1.seunome.com.br” e “ns2.seunome.com.br”. Normalmente colocamos de dois a quatro DNS´s para apontar o domínio para um determinado servidor. Veja as ilustrações nas imagens abaixo:

Como rastrear a rota do seu computador até o servidor do seu site?

Para rastrear a rota entre o acesso do seu site e o servidor em que ele é hospedado basta utilizar a ferramenta “rastrear rota” dentro do recurso acompanhar DNS. Rastrear rota ou traceroute é utilizado para rastrear um pacote de dados através de uma rede de computadores. Desde que esses estejam utilizando o protocolo IP. Para fazer esse processo é muito simples. Basta clicar no botão rastrear. Veja como na imagem abaixo:

O que é DNS?

DNS significa “Domain Name System” ou simplesmente Sistema de Nomes do Domínios. Ele serve para relacionar o endereço nominal do site, que chamamos de domínio, com o endereço real. Esse endereço real chamamos de IP (Internet Protocol), que é um protocolo de internet. Ou seja, para cada domínio que registramos temos um IP correspondente. E o DNS serve exatamente para “traduzir” os endereços IP´s para os domínios que conhecemos hoje, sem a necessidade de digitar um IP cheio de números.

2017-03-30T17:34:57+00:00 Fevereiro 25th, 2017|Cpanel, Domínios|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz

Recente