Como adicionar Trabalhos Cron pelo Cpanel?

Como adicionar Trabalhos Cron pelo Cpanel?

Os Trabalhos Cron ou Cron Jobs servem para automatizar comandos ou scripts em data e hora pré-definidos. Esse recurso permite que você execute automaticamente comandos como limpeza de cache, atualização do sistema, envio de e-mails e outros. Para automatizar Trabalhos Cron é necessário um conhecimento básico de comandos Linux e um suporte adequado do seu provedor de hospedagem. A Link Nacional disponibiliza planos de hospedagens que permitem a utilização desse recurso.

Para acessar o recurso Trabalhos Cron é necessário fazer login no Cpanel ou painel de controle. Depois procure pelo ícone do trabalhos Cron ou Cron Jobs ou digite na barra de busca. Veja na imagem abaixo:

Como configurar os Trabalhos Cron?

A primeira configuração a ser feita nos Trabalhos Cron é a de e-mail. Você deve definir um e-mail para receber informações de quando os Trabalhos Cron foram executados. Ou seja, toda hora que um script ou um comando for executado e gerar resultado você será informado por meio de um aviso de e-mail. Sempre na data e hora programados para aquela função. Caso não queira receber esse e-mail de aviso, você pode redirecionar a saída. Para isso utilize o comando “/dev/null” no campo do seu script. Exemplo: “mycommand >/dev/null 2>&1″.

Nessa fase de configuração você verá o e-mail atual, ou seja, o e-mail configurado como padrão. Caso queira modificar preencha o campo email com o endereço eletrônico que deseja. depois clique em “atualizar e-mail”. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Como adicionar novos Trabalhos Cron?

Para adicionar um novo Trabalho Cron é necessário definir a periodicidade desse script ou comando. Caso ele seja executado apenas uma vez utilize a opção “configurações comuns”. Mas caso o seu script tenha que ser executado mais de uma vez, cheque as opções disponíveis. Existem opções para executá-lo uma vez por minuto, uma vez por hora, uma vez por dia e uma vez por ano. Caso queira personalizar o horário da execução preencha os campos minuto, hora, dia, mês e dia da semana. Lembrando que também é possível executar apenas nas segundas-feiras, ou  na primeira quinzena do mês.

O último campo é destinado para o script ou o comando que devem ser executados no seu site. Caso tenha dúvida de como preencher esse campo contacte um desenvolvedor de sua confiança. Não execute os Trabalhos Cron se não dominar esse recurso ou o próprio script que será executado. Isso poderá acarretar em problemas de funcionamento no seu site ou até uma sobrecarga no servidor.

2017-03-30T17:39:21+00:00 Fevereiro 19th, 2017|Cpanel|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz

Recente