Como gerenciar banco de dados MySQL pelo Cpanel?

Como gerenciar banco de dados MySQL pelo Cpanel?

Se você precisa criar, excluir ou modificar um banco de dados MySQL o Cpanel oferece a ferramenta certa. A maneira mais fácil de criar um banco de dados para o seu site é pelo recurso banco de dados MySQL. Com ele você pode criar um banco de dados e o usuário que vai gerenciá-lo com apenas poucos passos.

O banco de dados MySQL é presente em praticamente todos sites dinâmicos que precisam armazenar uma grande quantidade de dados de forma organizada e de acordo com os padrões web. Então, para quem pretende ter um simples blog ou uma loja virtual sofisticada, é necessário criar um banco de dados MySQL.

O MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados de código aberto e está presenta na maioria dos sistemas administrativos. Sistemas como WordPress, Joomla, Opencart, Drupal, Oscommerce, Magento, Prestashop entre outros, também utilizam banco de dados MySQL.

Para acessar esse recurso pelo Cpanel é muito simples, basta fazer login no Cpanel da sua conta de hospedagem da Link Nacional. Depois, na barra de busca, procure por banco de dados MySQL ou pelo ícone correspondente. Veja como na imagem abaixo:

 

Banco de dados MySQL

Como criar um novo banco de dados MySQL?

Para criar um novo banco de dados MySQL é muito simples. Após fazer o login no Cpanel e clicar no recurso, assim como no passo acima, basta você procurar o campo “criar novo banco de dados”. Você verá que já estará pré-definido as 8 primeiras letras do seu nome de usuário na conta de hospedagem da Link Nacional. Por exemplo: se o seu nome de usuário for “meunomedeusuario”, o banco de dados vai chamar “meunomed_” e será complementado com o nome desejado. No nosso exemplo será “meubd”. Assim o nome do banco de dados que vamos criar se chamará “meunomed_meubd”. Pronto, clique em criar banco de dados.

Agora você verá que ele foi criado e ficará na lista abaixo chamada de “bancos de dados atuais”. Nessa lista é possível verificar o nome, o tamanho, usuários privilegiados, e as ações (excluir e renomear). Normalmente os servidores disponibilizam uma quantidade limitada de banco de dados MySQL. Essa quantidade é de acordo com o seu plano de hospedagem. Entre em contato com o suporte da Link Nacional para saber quantos bancos de dados a sua conta de hospedagem suporta. Caso não seja suficiente faça um upgrade do seu plano.

Como criar um usuário para o seu banco de dados MySQL?

Depois que você criou o banco de dados é necessário criar um usuário. Esse usuário terá permissão de acesso e poderá editar o banco de dados criado. É importante definir uma senha difícil para aumentar a segurança. Então escolha o nome do usuário que vai acessar aquele banco de dados específico. depois escolha uma senha, se necessário utilize o gerenciador de senhas. Digite a senha novamente e clique em criar usuário. Pronto, você já criou o usuário que vai utilizar o seu banco de dados. Mas atenção, ainda não é possível fazer a relação desse usuário com o banco de dados criado anteriormente. Para que isso aconteça faça o passo posterior.

Como adicionar usuário ao banco de dados MySQL?

Para concluir a criação do banco de dados é necessário adicionar um usuário. Para que o banco de dados esteja relacionado a um usuário específico. É importante concluir esses passos adequadamente, porque  na instalação de qualquer CMS pedirão esses dados. Ou seja, para você instalar o WordPress, por exemplo, é necessário preencher o banco de dados e o usuário correspondente. Para concluir esse processo vá até a opção “adicionar usuário ao banco de dados”. depois procure o usuário e o banco de dados que deseja relacionar. Para concluir clique em adicionar e o seu usuário já estará adicionado ao banco de dados.

Assistente de banco de dados MySQL

Para outras configurações você pode acessar o recurso Assistente de Banco de dados MySQL. Nele é possível alterar as permissões, gerenciar banco de dados e usuários. Clique aqui para mais informações sobre o Assistente de Banco de dados MySQL.

2017-03-18T09:55:44+00:00 Fevereiro 13th, 2017|Cpanel, Tecnologia|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz

Recente