Como acessar o MySQL remoto pelo Cpanel?

Como acessar o MySQL remoto pelo Cpanel?

O MySQL remoto pode ser uma ferramenta muito útil para quem precisa acessar o banco de dados remotamente ou por um ip de um local diferente do habitual. Por padrão o acesso remoto ao MySQL não é permitido, por motivo de segurança. Mas com esse recurso é possível abrir uma exceção para outros locais também possam acessar o banco de dados. Também é possível permitir que qualquer host remoto possa acessar o seu banco de dados. O problema é que assim a segurança será prejudicada.

Para acessar o MySQL remoto é muito simples. Basta fazer o login na sua conta de hospedagem da Link Nacional, acessar o Cpanel, buscar por MySQL remoto ou pelo ícone correspondente. Veja como na imagem abaixo:

Como configurar o MySQL remoto?

Após realizar o login no Cpanel e clicar no recurso MySQL remoto, você será direcionado para  página do recurso. Nela terá uma breve decrição do que o recurso faz e logo abaixo um campo para inserir um host de acesso. Esse host de acesso terá autorização para acessar o seu banco de dados por meio remoto.

Também é possível configurar um host coringa. Para isso basta inserir o símbolo %(porcento) no campo adicionar host de acesso. Mas dessa forma o acesso do banco de dados será liberado para qualquer pessoa, o que faz com que a segurança seja fragilizada.

Para adicionar um host específico é necessário inserir o endereço IP do local que deseja autorizar o acesso ao banco de dados. Por exemplo: “54.90.159.192”. Também é possível autorizar o acesso ao MySQL remoto a uma faixa específica de IP. Basta substituir os últimos três números pelo símbolo %(porcento). Por exemplo: “201.27.194.%”. Se você já adicionou o seu host, agora só falta clicar em adicionar host. Pronto, agora o endereço IP defino já pode ser utilizado para acesso remoto.

Para excluir algum host, basta clicar no botão excluir do host correspondente. Veja na imagem abaixo como inserir um novo host para acesso remoto por meio do recurso MySQL remoto.

Meu IP: 54.90.159.192

2017-02-13T12:23:12+00:00 Fevereiro 13th, 2017|Cpanel, Scripts, Tecnologia|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz

Recente