Recente

Como configurar o phpMyAdmin pelo Cpanel?

Como configurar o phpMyAdmin pelo Cpanel?

O phpMyAdmin é um software livre que utiliza linguagem PHP e é destinado para administração do Mysql. Ele pode ser facilmente acessado pelo Cpanel da sua conta de hospedagem e é utilizado para gerenciar diversas funcionalidades do banco de dados do seu site. Nele é possível importar e exportar arquivos de banco de dados em formato SQL. Criar tabelas, modificar dados, fazer back_up, criar, inserir e modificar tabelas. O phpMyAdmin também gerencia colunas, relações, índices, usuários e permissões. Também permite executar diretamente qualquer instrução SQL.

Para acessar o phpMyAdmin da sua conta de hospedagem da Link Nacional basta fazer login no Cpanel. Depois procurar na barra de busca por phpMyAdmin ou pelo ícone correspondente. Ao clicar você será redirecionado para outra página com todos os seus recursos. Veja como acessar na imagem abaixo:

Como utilizar o phpMyAdmin?

No phpMyAdmin você encontra todos os banco de dados instalados na sua conta de hospedagem. Assim você pode escolher qual deverá ser configurado ou modificado. Na tela inicial você verá as definições gerais e as definições de aspecto. Elas servem para configurar as definições de caracteres, linguagem tema e outras definições. Também é possível acessar as base de dados contidas na sua conta de hospedagem: veja dois exemplos desses recursos nas imagens abaixo:

Como alterar ou editar as tabelas do banco de dados pelo phpMyAdmin?

As tabelas do banco de dados do seu site podem ser acessadas, modificadas e editas por meio do phpMyAdmin. Na base de dados basta clicar sobre o banco de dados que deseja modificar. Assim aparecerá todas as tabelas contidas no banco de dados. Abaixo você verá um exemplo de um banco de dados do WordPress. Para quem usa o CMS WordPress, Joomla, Open Cart, Magento e outros, pode utilizar esse recurso para alterar algumas informações ou dados no seu banco de dados.

Nesse exemplo você pode verificar que existem algumas tabelas que são correspondentes a recursos do WordPress. Alguns exemplos são “posts”, “comments” “users”, “links” e outros. Cada tabela dessa é preenchida pelo recurso correspondente no sistema WordPress. Ou seja, se você cadastra um nome usuário, na tabela usuário terá as informações recém colocadas. Isso acontece em todos os sites que possuem recursos dinâmicos em PHP. Com isso todas essas informações inseridas em seu site serão armazenadas nesse banco de dados. Ao clicar na tabela abrirá uma página para você editar os itens contidos nessa tabela. Como por exemplo, vamos pegar a tabela posts. Ao clicar você verá que todas as informações inseridas em seu post estarão ali. E você poderá editar, copiar ou excluir cada item. Nesse exemplo o autor, o conteúdo, a data, o título e outras informações estarão gravadas no formato em que a tabela foi definida. Veja  a ilustração abaixo:

Como exportar ou importar um banco de dados pelo phpMyAdmin?

Outro recurso importante do phpMyAdmin é a importação e exportação. Por ele é possível exportar ou importar um banco de dados com apenas um comando. Esse recurso é muito utilizado para fazer back_ups ou mesmo para importar back_ups, seja por mudança de servidor  ou por problemas no banco de dados original. Essas duas funções geram ou precisam de um arquivo em formato SQL que será executado pelo phpMyAdmin. Veja o exemplo nas ilustrações abaixo:

Aba configurações do PHP MyAdmin

Na aba configurações do PHP MyAdmin é possível alterar as configurações de todos os recursos do PHP Mydmin. No submenu você pode verificar as abas funcionalidades, consultas SQL,  painel de navegação, painel principal, importar e exportar.

  • Funcionalidades: Altera as configurações gerais, campos de texto, títulos das páginas e avisos
  • Consultas SQL: Altera as consultas SQL e as caixas de consulta
  • Painel de navegação: Altera a base de dados e as tabelas
  • Painel principal: Altera a estrutura da base de dados, estrutura da tabela, modo de  navegação, modo de edição.
  • Importar: Alterar o SQL, dados CSV,  e OpenDocument.
  • Exportar: Altera o SQL, o CodeGen, Dados CSV, Latex,  Microsoft Office, OpenDocument e Texto Texy

Veja um exemplo da aba funcionalidades na imagem abaixo:

Configurações PHP MyAdmin
2017-03-18T10:16:12+00:00 fevereiro 2nd, 2017|Cpanel, Scripts, Sites, Tecnologia|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz