Como acompanhar entrega de e-mail pelo Cpanel

Como acompanhar entrega de e-mail pelo Cpanel

Muitos usuários de e-mail já se depararam com problemas no recebimento e no envio. Seja pelo fato do destinatário ou remetente estarem na black list, problemas nos servidores de entrega, e-mails que vão para a caixa de spam ou bugs de sistema. Uma ferramenta disponível pelo Cpanel que pode auxiliar no diagnóstico desses problemas é acompanhar entrega.  Nesse recurso é possível verificar o evento, remetente, hora do envio, pontuação de spam, destinatário, resultado e as ações tomadas pelo servidor. A ferramenta funciona para acompanhar entrega de e-mails que estão chegando na sua caixa de entrada. Assim é possível verificar os e-mails que foram entregues e por qual motivo não foram entregues. Essas informações são disponibilizadas em formato de tabela que lista todos os eventos de tentativa de entrega de e-mails.

Para acessar o recurso acompanhar entrega basta seguir os seguintes passos: 1º – faça login no Cpanel da sua conta de hospedagem na Link Nacional; 2º – digite na barra de busca “acompanhar entrega” ou procure pelo ícone correspondente assim como na imagem abaixo:

Acompanhar entrega

Como utilizar o recurso acompanhar entrega de e-mails

Ao clicar no recurso acompanhar entrega você verá uma página com um campo para preencher com um e-mail específico e abaixo uma tabela com todas as tentativas de entrega de e-mail para as contas daquele domínio. O campo deve ser preenchido com o e-mail do destinatário que deseja rastrear. Muitas contas de hospedagem possuem diversos e-mails no mesmo domínio, por isso é importante colocar qual conta específica deseja rastrear. baixo desse campo existem os botões mostrar tudo e mostrar bloqueados e falhos. Eles servem para você filtrar as mensagens entre as que não foram recebidas ou todas as mensagens. Ao clicar os resultados serão mostrados na tabela abaixo. Veja na imagem a seguir como preencher esse campo:

 

Acompanhar entrega

Tabela de resultados do acompanhar entrega ou rastreamento de e-mail

Na tabela de resultados você pode utilizar os 4 filtros disponíveis. O primeiro filtra só os e-mails recebidos com êxito. O segundo filtra os e-mails adiados. O terceiro filtra os e-mails com falhas. Já o quarto filtra os e-mails que estão com a entrega em andamento. Também é possível selecionar os quatro filtros para que apareçam todos os resultados.

Os resultados mostrarão todos os eventos de acordo com os filtros selecionados. A primeira coluna aparece os eventos e são demonstrados por ícones que podem estar em verde ou em sinal de atenção. Na segunda coluna mostrará o horário exato do envio. Na terceira coluna terá a pontuação de spam daquele e-mail. Na quarta coluna o endereço do destinatário. Na quinta coluna é demonstrado o resultado, se o e-mail foi aceito e se não, por qual motivo foi recusado. E, por fim, na sexta coluna as ações tomadas, nessa coluna é necessário clicar no ícone “i” para aparecer uma janela com todas ações tomadas pelo servidor em relação ao recebimento daquele e-mail.

Acompanhar entrega

Principais eventos ou erros que acontecem na entrega de e-mail

Quando o recurso acompanhar entrega de e-mail realiza a sua busca, diferentes ícones são mostrados de acordo com o resultado obtido. Tanto e-mails que obtiveram êxito na entrega ou os que foram rejeitados serão identificados com os ícones correspondentes ao seu status de entrega. Os ícones que demonstram erros aparecem quando:

  1. O status da mensagem é desconhecido
  2. O sistema diferiu a mensagem
  3. A mensagem encontrou um erro de entrega
  4. O sistema arquivou a mensagem
  5. O sistema rejeitou a mensagem
  6. O servidor aceitou a mensagem, mas não entregou.

Veja a demonstração gráfica do status de entrega da mensagem na imagem abaixo:

Acompanhar entrega
2017-03-18T10:38:36+00:00 Janeiro 23rd, 2017|Cpanel, Emails, Tecnologia|0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
wpDiscuz

Recente