As empresas têm entendido a importância de priorizar a experiência do usuário para conseguir melhores resultados. Logo, quanto mais o layout do site for atrativo, maiores as chances de conseguir gerar público e aumentar as conversões da empresa.

O design de um site influencia em diversos aspectos relevantes que, inclusive, têm relação direta com o ranqueamento da página no Google, por exemplo, pois um design ruim pode aumentar a taxa de rejeição, afetar negativamente a escaneabilidade, gerar links quebrados e outros fatores que diminuem a chance da sua página aparecer no topo de pesquisa.

Além disso, com um mercado tão acirrado quanto o atual, um site que não atraia o público é rapidamente desconsiderado por este, que procurará o concorrente. Confira, na continuação do nosso post, como melhorar o layout do site e conseguir mais clientes

Intuitividade

Um design intuitivo é essencial para melhores resultados. Por intuitividade entende-se um layout do site que facilite a navegação, tenha um visual limpo e considere a experiência do usuário como um padrão.

Um site intuitivo leva em consideração a facilidade em encontrar as informações necessárias, a direção que o olhar percorre quando procura uma barra de opções, o uso adequado das abas, paleta de cores usada para atrair o usuário, ícones gráficos de direcionamento, dentre outras técnicas que podem ser usadas.

Legibilidade

Um dos critérios de um bom layout do site é torná-lo legível, ou seja, facilitar a leitura. Isso é muito mais que o tamanho da letra, como se poderia pensar à primeira vista. Trata-se de escolher a fonte, paleta de cores, tamanho nas diferentes funcionalidades e a escaneabilidade do texto, ou seja, o quão fácil e rápido ele é de ser lido e compreendido.

Os critérios de legibilidade ajudam a criar ou atualizar um site com uma menor taxa de rejeição, um dos principais critérios que o Google usa para ranquear uma página. A taxa de rejeição mede o tempo que o usuário leva dentro de um site, considerando a quantidade de informação. Um site com pouca legilibilidade tem uma taxa de rejeição alta, pois o usuário sai rapidamente da página.

Teste grátis agora o editor de site

Conheça o editor de site mais dinâmico da internet, teste agora e se surpreenda!

Acessibilidade

Um layout do site acessível é aquele que tem as informações disponibilizadas de forma prática e rápida. A acessibilidade também diz respeito à maneira como é possível navegar no site, as facilidades desse mecanismo e como se apresenta o conteúdo.

Além disso, um grande diferencial em acessibilidade é tornar seu site capaz de atender aos públicos com deficiência visual e mesmo auditiva em alguns casos. Criar esse tipo de condição que torne o acesso mais ágil é uma excelente ideia para diversos tipos de negócio.

Responsividade

Um layout do site responsivo é aquele adaptado às plataformas mobile, ou seja, smarphones, tablets e outros gadgets. Hoje é imprescindível para qualquer página visto que uma parte significativa dos acessos é por meio desses dispositivos.

Resumindo, não basta simplesmente criar uma página, é preciso tomar diversos cuidados que vão do layout do site até a disposição do conteúdo, passando por aspectos técnicos como taxa de carregamento, linkagem interna, criação de abas, dentre outros aspectos que exigem um trabalho profissional na criação.

Procure quem entende do assunto, entre em contato conosco para saber o verdadeiro potencial que seu site pode alcançar!

Layout do site: como o design influencia na atração de visitantes
5 (100%) 3 votoss