Conversando sobre big data com um amigo da área de TI, falamos da importância sobre a análise destes dados. Isso vem impactando nas decisões de empresas, governos e áreas da saúde, definindo o que o usuário visualiza em sua navegação pela internet.

Big Data

Vídeo do Olhar Digital sobre o Big Data, bem explicativo. Vale a pena assistir.

A análise destes dados impacta de tal forma, que hoje quem analisa está a frente na competição de mercado. Até Hollywood usa deste artifício para definir um roteiro de filme, por exemplo.

Estas informações farão com que ocorra uma guerra silenciosa. Países como o Brasil, ficarão ainda mais em desvantagem, pois não possuem uma estrutura de análise desses dados.

Edward Snowden era analista de sistema dos EUA. Hoje exilado, no documentário “CitizenFour” vencedor do Oscar, ele denuncia essas práticas por parte de governos desenvolvidos. Palestra em português sobre o assunto.

Trailer do filme CitizenFour.

Já no corporativo, empresas de cartões de créditos utilizam esses Big Datas para oferecer pacotes ou serviços de acordo com suas compras. Nos EUA, empresas de varejo utilizam dados de compras em suas lojas para definir perfil e comportamento do consumidor.

Trabalhar com Big Datas faz com que seja possível criar serviços e produtos específicos para um determinado nicho de mercado.

Palestra sobre ciência de dados

A palestra de Ana Paula Gomes é um excelente material para entender um pouco sobre big datas. Mestranda pela UFMG e bacharel em Análise de sistemas pela UNEB, é organizadora do Google Developers Group e do Women Techmakers, ambos de Belo Horizonte. Sua linguagem do coração é o Python.

Nesta palestra são exibidas técnicas e bibliotecas que o desenvolvedor poderá utilizar para extrair informações úteis e produzir softwares mais inteligentes.

Acesse o link: https://www.infoq.com/br/presentations/ciencia-de-dados-para-desenvolvedores

“Big Data” segundo o Wikipedia

Big Data descreve o imenso volume de dados – estruturados ou não – que impactam os negócios no cotidiano. O importante não são os dados em si, mas o que as empresas fazem com eles.

Big Data é um termo utilizado para nomear conjuntos de dados complexos que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.

Os desafios desta área incluem: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados.

Este termo muitas vezes se refere ao uso de análise preditiva e de alguns outros métodos avançados para extrair valor de dados. Maior precisão nos dados leva a decisões mais assertivas, resultando em eficiência operacional, redução de riscos e de custos.

A análise adequada desses dados permite encontrar novas correlações, como por exemplo: Tendências de negócios locais, prevenção de doenças, combate à criminalidade e assim por diante.

Cientistas, empresários, profissionais de mídia e publicidade e governos regularmente enfrentam dificuldades em áreas com grandes conjuntos de dados, incluindo pesquisa na Internet, finanças e informática de negócios.

Tais conjuntos de dados crescem em tamanho em parte porque são cada vez mais frequentes e numerosos, uma vez que os dados atualmente podem ser reunidos por dispositivos baratos de informação.

Desta forma, a capacidade per-capita tecnológico do mundo para armazenar informações praticamente tem dobrado a cada 40 meses, desde a década de 1980. A partir de 2012, foram criados a cada dia 2,5 hexabytes (2,5 × 1018) de dados. O desafio atual para as grandes empresas é determinar quem deve possuir grandes iniciativas de dados que atravessem toda a organização.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data

Ferramenta do Google para Big Data

https://cloud.google.com/bigquery/

Ferramenta da IBM para Big Data

http://www.ibm.com/big-data/br/pt/big-data-and-analytics/marketing.html

Google Trends

https://www.google.com/trends/?hl=pt-br

Podcast muito bacana do BrainCast sobre Big Data.

 

Sua empresa já analisa esses dados? Eles podem te ajudar em suas decisões, deixe um comentário se surgir dúvidas ou sugestões.