Queda do Facebook

É meio estranho falar sobre a decadência do Facebook, parece teoria da conspiração, pois a rede esta no seu auge. Mas é fácil notar que a rede esta defasada não atende mais o objetivo principal dos usuários. No qual no meu ver seria a de um diário de sua vida cotidiana, para armazenar informações diárias. Algo bem pessoal, mas é fácil notar que a rede esta ficando chata, sem conteúdos polêmicos, muitos evitam se expressar.
A rede peca pela falta de privacidade, o seu bate papo esta sendo engolido pelo WhatsApp e Instagram. A rede esta apenas levando em conta a quantidade de curtidas em posts. Ela precisa evoluir assim como os usuários estão evoluindo, nota se uma tendência de migração para a rede social Instagram.

O Instagram teve seu maior trunfo enviado pro espaço, com o fim da listagem da linha do tempo. Em ordem cronológica por uma sugestão baseada em seus interesses, utilizando a velha engenharia Facebookiana. Talvez pode se obter mais curtidas, mas torna a rede chata pois não é mais algo em tempo real. As vezes aparece uma foto de 3 dias atrás. Hey não quero ver suas sugestões quero de volta minha linha do tempo levando em base os posts recentes. E saber quantas semanas atrás foi o post, não me importa a data. Com as semanas era muito mais fácil de mensurar a distância do fato. Algo que deveria ser definido via configuração do aplicativo e não ser imposto ser a chance do usuário.

Com as gigantes da tecnologia comprando empresas tecnológicas de sucesso faz com que a inovação fique cada vez mais rara. Sempre adotando ao que o velho CEO bem conceituado acredita ser o melhor.

O monopólio das gigantes é o maior erro da internet atual. As redes deveriam se integrar com mais inteligência e facilitar o acesso as informações para analise dos dados.

É o velho modelo capitalista sendo adotado nas empresas de tecnologia, isso esta atrasando a evolução da web.

Pode notar que isso também acontece com Whats App, aplicativo massivamente utilizado. Apesar de suas atualizações constantes e com a criptografia das mensagens na qual fortalece a privacidade. O App esta demorando demais para soltar ligações por áudio e vídeo e ligações dentro de um grupo de pessoas. Ou seja uma ligação do estilo Google Hangout com varias pessoas simultaneamente.

O WhatsApp precisa urgentemente adotar medidas para contém os grupos. As pessoas te adicionam em grupos sem seu consentimento, o usuário eh inserido em um grupo sem que tenha permitido.

Hey isso não é um novo formato de spam? Hãn whats App? As entradas em grupos deveriam ser aprovadas pelo usuário. O usuário deveria ter opção de decisão se deseja ou não entrar no grupo.

As saídas de grupos deveriam ser silenciadas, ou seja sem notificação no grupo. Qual o intuito de avisar os outros integrantes que o usuário saiu? Caso o usuário tenha interesse de notificar sua saída, ele mesmo faz por conta própria, horas bolas!

Falar de Microsoft aqui é pura perda de tempo, pois é impressionante como eles conseguem falir as empresas que adquirem. Vamos ver como será com o LinkedIn.

Isso demonstra como os aplicativos podem se tornar obsoletos em pouco tempo. E surgir oportunidades para novas tecnologias.

Um alerta deve ser emitido pois as organizações ainda estão engatinhando com a analise de grandes volumes de dados. Não sabemos o que fazer com tanta informação. As corporações que utilizarem analise de dados para tomadas ações, terão muita vantagem competitiva em relação aos que não utilizam. Essa forma para tomadas de decisões. Isso vale também para os países que possuem agência especializada em monitoramento de dados.
A corrida para a permanência no topo esta apenas começando, a velha história da administração do marketing de Kotler ainda vale para empresas digitais.

Share This