Para instalar módulos e pacotes Pear (PHP Extension and Application Repository) no Cpanel, você precisa clicar no ícone Pacotes Pear PHP. Você pode procurar pelo Pacote Pear instalado no seu sistema por meio do campo pesquisar. Também é possível fazer a instalação pelo botão mostrar módulos disponíveis. Ao clicar nesse botão, você verá uma lista de pacotes Pear disponíveis para a instalação.

Basta escolher o desejado e clicar no botão instalar.

Os pacotes Pear disponíveis possuem scripts que fazem diversas funções como: gerar PDF, geração de imagens, converter áudios em MP3, modificar arquivo htaccess e diversas outras possibilidades.

 

Para saber os pacotes já instalados na sua hospedagem, clique no botão mostrar módulos instalados pelo sistema e aparecerá uma lista com todos os módulos já instalados. Caso o pacote desejado não apareça, clique no botão mostrar módulos disponíveis.

Não esqueça que para utilizar o módulo Pear recém instalado é necessário inserir o código: “ini_set(‘include_path’, ‘/home/nomedasuaconta/php:’ . ini_get(‘include_path’) ); ” no início do arquivo em que ele será executado.

 

O que são Pacotes Pear?

Pacotes Pear ou módulos Pear são um sistema em PHP que oferece ferramentas de alto nível para instalação, remoção ou atualização de bibliotecas de código PHP. Esses pacotes são utilizados para fazer funções específicas ou resolver problemas.

Essas bibliotecas também podem fazer funções específicas no site com alta performance utilizando comandos como “include” ou “require_once”. Os pacotes Pear também são muito utilizados no sites com programação orientada a objetos.

A grande vantagem dessas bibliotecas é a facilidade de instalação e a diversidade de funções. Outra vantagem é que se trata de um padrão para a escrita de códigos em PHP, onde cada código segue um padrão definido. E por último as inúmeras funcionalidades desses pacotes como autenticação, verificação de login, criptografia, caching, web service e XML.

 

Saiba como verificar a configuração do seu PHP

Para ver as definições de configuração do PHP do seu site, basta entrar no seu Cpanel e clicar no ícone PHP e verificar todas as configurações de seu PHP como: linguagem, arquivo, tempo de execução, diretórios e outros. A Link Nacional disponibiliza um post acerca das informações sobre PHP.